calendario 24072015

 

11/07/2015

Escultura com sementes com mov1ANDRÉ WAGNER – Desde pequeno sempre adorou montar e desmontar coisas, descobrir como funcionam…Paulistano, formado em Desenho Industrial, dedicou­-se a criar projetos eletromecânicos como palcos giratórios e monta­-cargas.

Artista plástico, seus quadros utilizam tinta acrílica e também colagens.

Projetou luminárias premiadas na Alemanha, pelo IF Design, e pelo Museu da Casa Brasileira.

GaivotasAno passado mudou­-se para Santo Antonio do Pinhal  para montar uma pequena marcenaria e criar pequenos objetos. Os objetos de madeira com movimentos são artesanais e o mecanismo é bem simples mas causam encantamento pela leveza que acabam dando nas peças. São barquinhos, peixes, cardumes, pelicanos, gaivota, beija flor e o carrossel….. Este ano André também está fazendo Luminárias de madeira de braço articulado de mesa e chão,  que usam Lâmpadas LED e cúpulas de fibra de bananeira. Para conhecer mais sobre o André e seu trabalho, visitem seu site. (Exposição e venda durante a feira.)

 

OFICINA BORDAR É ARTE – Sob orientação da Profa. Nali Meira. Bordar é uma arte que nasce, cresce e floresce, entre linhas, agulhas e inspiração. Contagia a alma, relaxa e faz amigos. O principal objetivo desta atividade é ensinar a técnica do bordado, aberta à todos e gratuita. Mas também pretendemos divulgar as tradições das antigas bordadeiras, resgatando o conhecimento desta habilidade para os dias atuais. Nas últimas décadas, com as mudanças de paradigmas no universo profissional feminino, algumas atividades artesanais foram quase esquecidas. É muito bom, em tempos de domínio do virtual poder valorizar o bordado. Para esta atividade o tema é “Bordar Árvores”. Usando a técnica do bordado bordaremos árvores. Com o tecido bordado poderá ser montado uma almofada ou um painel.
(Das 10 às 12h)

IMG_10907 IMG_3795IMG_3780IMG_0913

 

 

 

 

 

18/07/2015

DSC04626MIMO PATCHWORK CONTEMPORÂNEO – Mariana Abdala Ribeiro se tornou mãe e pela necessidade de usar a criatividade de forma produtiva, criou a MIMO Patchwork Contemporâneo, unindo a paixão pela costura de sua avó e o gosto por decoração da sua mãe arquiteta. Mora em São Bento do Sapucaí, uma cidade turística no interior de São Paulo (Serra da Mantiqueira).

DSC01753A marca tem um foco a decoração, homewear e receber com charme, pois são coisas que ama: decoração, cozinhar e receber amigos. A vida silenciosa das montanhas, o colorido da natureza e os pássaros são influências marcantes no trabalho, trazendo um colorido vibrante, mix de estampas e uso de aviamentos.A proposta é trazer essa atmosfera de alegria e descontração para os ambientes dos clientes.

A Mimo Patchwork Contemporâneo atua em 3 frentes de trabalho: uma produção exclusiva de almofadas e outros itens, a venda de produtos por atacado e a loja virtual, onde o foco são os pedidos personalizados. (Exposição e venda durante a feira.)

 

pipaOFICINA DE PIPAS – Nosso amigo Valdinei, proprietário da Pousada Morada do Luar, há anos colabora conosco organizando esta atividade para o Inverno Orgânico. As crianças adoram! (A partir das 9h.)

 

25/07/2015

caminhoDATHIS RANKIN DINIZ – Artes Manuais – Trabalhos com tecidos eFullSizeRender(2) aviamentos executados como antigamente. Do rústico ao clássico: bordados, aplicações, customizações com tecidos diversos. (Exposição e venda durante a feira.)

 

 

 

IO2014_010GUTA RIBEIRO – DONA ROSA MINEIRICES

Oficina de pintura em latinhas.

Reutilizando com arte e alegria. (10h)

 

 

01/08/2015

 

Imagem1Espaço Projeto Germinar – O Programa Germinar é um projeto do Instituto Ecosocial que visa “Apoiar o desenvolvimento integral de pessoas para que atuem como agentes facilitadores da transformação e desenvolvimento social em seus círculos de convivência e comunidades de interesse.” Saiba mais. – Dentro do Inverno Orgânico, o “Germinar” terá um espaço onde comercializará produtos feitos pelos próprios “germinandos” – comidinhas artesanais e peças de artesanato manual (cerâmicas, luminárias, tricô, entre outros) – com o objetivo de arrecadação de recursos para a realização do módulo 3 com o grupo de Gonçalves. (Exposição e venda durante a feira.)

 

Inverno Org__nico Ana e PauloAna Paiva e Paulo Carvalho – Palestra “Colorindo a Paisagem – Gestão Humanística”. Diálogo sobre conceitos essenciais de Filosofia Budista que promovem a transformação individual e coletiva, e evidenciam o potencial ilimitado inato de cada um. Valorizar as diferenças. Potencializar as singularidades. Dez Mundos (dez estados de vida). Esho Funi (relação entre a vida humana e seu meio ambiente). Itai Doshin (ação unificada a fim de se alcançar um objetivo comum). Oito Ventos (prosperidade, declínio, desgraça, honra, elogio, censura, sofrimento e prazer). (10h)

Paulo Carvalho e sua esposa Ana Paiva são cariocas, vieram com a família pela primeira vez a Gonçalves há quase dez anos, se apaixonaram pela região, fizeram muitas amizades, são adeptos da alimentação saudável, acreditam que a felicidade é um bem coletivo e pretendem mudar-se para a cidade quando os filhos adquirirem mais independência. Paulo é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, com graduação em Economia pala PUC/RJ e em Direito pela UERJ, além de artista plástico com cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage/RJ.  Ana atualmente cursa pós-graduação em Psicopedagogia no Instituto de Educação Superior Pró-Saber do Rio de Janeiro, cursou pós-graduação em Medicina Interna e Homeopatia Veterinária no Instituto Hannemaniano do Rio de Janeiro e é graduada em Medicina Veterinária pela UFRRJ. 

 

irmaossiqueiraQUIRERADA COM VIOLA dos IRMÃOS SIQUEIRA – Música, declamações de poesia e muita diversão, com renda revertida para a CASA DO ZECA.

(A partir das 19h)

Ingressos à venda na Feira dos Orgânicos da Mantiqueira.

 

 

08/08/2015

logoCASA DO ZECA – A Casa do Zeca é um espaço de convivência artística, 1492214_235148609979748_253139477_ocom foco em atividades teatrais, para crianças de 7 a 10 anos de idade tanto do centro como da zona rural de Gonçalves. Um projeto 100% social onde serão oferecidas, gratuitamente, 280 vagas. No Inverno Orgânico o tema será “Os Elementos”, com brincadeiras e atividades artísticas para estimular o corpo e a mente de crianças de todas as idades. (durante a feira)


 

15/08/2015

ovelhasDUO DE INVERNO: Cervejas & Queijos em Boa Companhia – O Sítio São João das Três Ovelhas é o responsável por esta degustação de 5 rótulos especiais de cerveja harmonizados com queijos finos artesanais, além de sobremesa para finalizar. Convite: R$ 80,00 por pessoa. (A partir das 19h)

Ingressos à venda na Feira dos Orgânicos da Mantiqueira.

 

pedrinhoApresentação de Sanfona – com Pedro Ambrósio da Fonseca – “Pedrinho” tradicional virtuose de nossa cidade.

 

 

 

22/08/2015

paulo_meneghiniDr.Paulo Cezar Meneghini – Palestra “CUIDAR-SE – Condutas Terapêuticas Naturais diante de  Desequilíbrio Orgânico. Abordagem Holística” – O nosso corpo real não se limita a esta estrutura pequena que movemos para lá e para cá. Na verdade, pertence a uma estrutura maior denominada Planeta Terra, que por sua vez pertence a um corpo mais amplo denominado Universo.

Esta noção, esta consciência é fundamental para que possamos nos entender e, consequentemente, saber como nos integrar e nos cuidar. Dentro de nós possuímos todos os constituintes que compõem este Planeta: os minerais, a água, o éter (ar), o verde (verduras, legumes, frutos, etc…), os sons e a luz. Enfim, como podemos verificar, somos um corpo só. Esta proporção nos liga e nos torna uma unidade, e somos companheiros e participantes desta mesma energia cósmica que nos envolve.

Portanto, não devemos nos perder. Colocar os pés na terra, na lama, nas águas. Esticar os dedos em direção ás estrelas, apontar o arco-íris, sentir a brisa empurrar nossa pele. Aparar as gotas da chuva em nossos cabelos, rosto, braços. Balançar a cabeça em direção aos sons dos pássaros, e virar o olhos em direção ao nosso interior. Escalar não só montanhas, mas árvores e sonhos. Brincar com as crianças e como elas. Enfim, tudo isso nos propõe que possamos nos lambuzar um pouco do que somos, isto é, de nós mesmos e com muita saúde. (Paulo Cezar Meneghini)

Técnicas Abordadas:

  • Abordagem nutricional diante de um desequilíbrio orgânico
  • Fitoterapia
  • Hidroterapia
  • Geoterapia

(Das 10 às 11:30h)

Paulo Cezar Meneghini Médico, Clínico Geral – Naturopata, MTC (Medicina Tradicional Chinesa), Acupunturista e Fitoterapeuta. Desde sua formação profissional – curso de medicina – sempre pôde perceber que o nosso corpo é um ser indivisível, integrado e constituído de elementos: matéria, energia, emoções, pensamentos e espírito. Tudo isso pertencente a uma unidade perene e incorporada com todo esse Planeta. Assumiu a postura de terapeuta, tendo como verdadeira a noção de que saúde reside numa manifestação harmônica do corpo, mente e espírito.

 

29/08/2015

ConceicaoCONCEIÇÃO TRUCOM – Graduada como Bacharel em Química pela UFRJ em 1977, cientista e estudiosa por natureza; assim é Conceição Trucom que desde a década de 90 participa de cursos, vivências e formação em dinâmicas de alimentação – desde as mais milenares até as mais modernas, além de técnicas de meditação e estudos da mente. Desta diversificada formação é que nasce seu trabalho com a divulgação de propostas alimentares, sempre pautadas no foco de esclarecer e informar para provocar uma alimentação cada vez mais consciente, adaptada às reais condições de vida da sociedade moderna.
Durante nossa feira, Conceição estará fazendo uma oficina com elaboração de cardápio de Alimentação VIVA; no período da tarde, teremos uma palestra e, em seguida, uma roda de conversas. Também estará vendendo e autografando seus livros. (A partir das 15h)