Você conhece o Instituto 5 Elementos?

No final dos anos 80, estudantes e educadoras que haviam se conhecido na Associação Pró-Juréia, resolveram erguer a bandeira de tornar a região sul do Estado de São Paulo uma área de conservação ambiental. No dia 7 de abril de 1993, fundou-se o “5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental”.

5 elementosEm seus 10 primeiros anos de vida, este grupo disseminou atividades de educação ambiental no meio urbano, através de monitoramento em trilhas nos parques públicos, implantação de coleta seletiva nas escolas, exposições que uniam arte e meio ambiente, cursos de formação em educação ambiental para professores, agentes ambientais e monitores, produção de vídeos, publicações e jogos, seminários com temas socioambientais e campanhas em prol da qualidade de vida. Muitas destas iniciativas tiveram reconhecimento público através de diversos prêmios na área de meio ambiente e educação.

No inicio do século XXI, o Instituto passou a atuar na implantação da Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo articulada à gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas, além de participar de fóruns e diversas mobilizações coletivas. Outro importante engajamento institucional tem sido a participação no Programa Cidades Sustentáveis, com a elaboração de projetos com foco no desenvolvimento sustentável local em municípios brasileiros. Paralelamente, o Instituto tornou-se uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma das primeiras cem organizações da sociedade civil a ter essa certificação fornecida pelo Ministério da Justiça.

Todos podem participar e colaborar deste projeto que tanto contribui para o desenvolvimento deste projeto que objetiva a educação para a sustentabilidade. Além de cotas mensais para interessados em colaborar, o Instituto desenvolve camisetas, sacolas, adesivos, banners, publicações, enfim, inúmeros itens que podem ser adquiridos por todos e assim também contribuir para a manutenção e continuidade deste projeto.

Visitem o site e conheçam maiores detalhes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+